Sobre o Lean Board Game©

Acesse o site www.leanboardgame.com e conheça em detalhes a nossa solução para laboratórios de engenharia. 

Essa solução, já implementada em 32 instituições de ensino superior, como UNICAMP, UNESP, UNIFEI, UFPR é formada por simuladores físicos de fábrica - o LEAN BOARD GAME, que proporcionam um aprendizado dinâmico e prático.

Esse laboratório, baseado em metodologias ativas de ensino (PBL - Problem Based Learning), atende os requisitos do MEC para Laboratórios; contribui para diversas questões do ENADE na avaliação das instituições; e possui o apoio da ABEPRO.

Essa solução possui baixo custo com infraestrutura. Por ser um Laboratório portátil, pode ser utilizado em salas de aula, não necessitando de estrutura física dedicada.Os kits não possuem itens descartáveis ou de consumo, reduzindo os custos com manutenção. Também possui um aplicativo para celular que dá suporte aos alunos e professores na condução das aulas.

O Laboratório pode ser utilizado por vários cursos e é multidisciplinar, atendendo disciplinas das engenharias, administração e tecnólogos, tanto na graduação, como na pós-graduação e extensão, com estudos de caso para várias cargas horárias.

 

Você pode encontrar mais informações nos links:

Site do Lean Board Game: www.leanboardgame.com

Folder dos Jogos do Grupo Engenho: http://bit.ly/EngenhoGames

Vídeos do Lean Board Game: http://bit.ly/TeaserLBG e http://bit.ly/Video_LBG

Vídeo do Aplicativo para Acompanhamento das Dinâmicas: http://bit.ly/2DSkDdk

Artigo sobre o Lean Board Game (ENEGEP 2013): http://bit.ly/Paper_ENEGEP13

Artigo sobre o Lean Board Game (ConBREPRO 2017): http://bit.ly/LBG_CONBREPRO

 

Vídeos e Notícias sobre o Laboratório na UNICAMP:

• Reportagem da Inauguração: http://bit.ly/Lab_Lean

• Entrevista com Fabio Kapitanovas, Vice-Presidente de Gente e Gestão da Ambev: http://bit.ly/ent_VPAmbev

• Relato do Prof. Dr. Cristiano Torezzan: http://bit.ly/entrev_Prof_Cristiano

• Relato do Prof. Dr. Paulo Ignácio: http://bit.ly/Entrev_Prof_Paulo

 


Alguns depoimentos sobre o jogo:

UNICAMP:

 "O Lean Board Game© é um jogo educativo que permite simular um ambiente empresarial. Por meio do jogo é possível aplicar os conceitos e diversas ferramentas de Lean Production, bem como entender os desafios na aplicação dessas ferramentas e conceitos dentro da indústria”.

Prof. Dr. Alessandro Silva
Coordenador de Engenharia de Produção  FCA UNICAMP – Faculdade de Ciências Aplicadas

 

UNESP:

“O Simpósio de Engenharia de Produção (SIMPEP), da UNESP, campus Bauru, em sua edição de 2014, ofereceu um minicurso baseado no Lean Board Game©, proferido pelo Grupo Engenho. O curso de 4 horas foi simplesmente excelente! Ainda que todos tenham sido avisados que, devido ao tempo limitado, se tratava de uma versão simplificada da aplicação do Lean Board Game©, pôde-se aprender melhor e muito mais do que é tradicionalmente ensinado em 4 horas de sala de aula. E tudo isso de uma forma muito divertida!”.

Prof. Adj. Fernando Bernardi de Souza
Faculdade de Engenharia de Bauru/FEB/UNESP

 

UNISEB:

“O Lean Board Game é um jogo em que você aprende vivenciando os conceitos Lean. É bastante dinâmico, tornando o ensino de Lean na UNISEB um fator diferencial, desafiador e motivador. Os alunos e professores adoraram, chegamos a fazer um torneio de Lean dentro do curso de Engenharia de Produção e hoje ele faz parte da nossa grade de ensino. Enfim conseguimos criar um laboratório que agrega um grande valor ao nosso curso.”

Prof. Dr. Alexandre Duarte
Coordenador do Curso de Engenharia de Produção da UNISEB no período de 2008 a 2014

 

UNAERP

"Muitos dos conceitos lecionados em um curso de Engenharia de Produção exigem que tanto os docentes quanto os alunos tenham grande poder de abstração, pois são muito difíceis de demonstrar de maneira empírica, o que certamente dificulta a relação ensino-aprendizagem.

Adotamos o Lean Board Game como forma de reduzir esta lacuna e os resultados têm sido surpreendentes. Trata-se de uma proposta muito interessante para aplicação em disciplinas como Planejamento e Controle de Produção, Projeto de Fábrica, Simulação de manufatura e outras, pois é muito versátil.

Como resultado da sua aplicação foi possível perceber que o nível de assimilação dos conhecimentos associados ao jogo tornou-se nitidamente mais elevado, além do envolvimento e participação dos alunos que foram mais intensos, quando comparados com as metodologias que haviam sido tradicionalmente empregadas até então." 

Prof. Dr. Antônio Carlos Pacagnella Júnior
Coordenador do Curdo de Engenharia de Produção - UNAERP

 

UNIJUI/RS:

"Sou professor do curso de Eng. Mecânica e futuro Coordenador do curso de Eng. de Produção da UNIJUÍ - RS, onde ministro as disciplinas de Planejamento, Programação e Controle da Produção e Sistemas de Manufatura. Fazendo o minicurso do LEAN BOARD GAME© pude perceber o poder dessa ferramenta como objeto de ensino nos olhos dos alunos presentes ao curso. Os conhecimentos teóricos foram instantaneamente constatados na prática e apesar do pouco tempo foi possível perceber que eles conseguiram absorver esses conteúdos.Quero também dar meus parabéns a equipe de instrutores que conseguiram atingir com extrema competência os objetivos propostos. Estou ansioso para contar com essa poderosa ferramenta de ensino em minhas aulas”.

Prof. Dr. Gil Eduardo Guimarães
Coordenador CREMAT– DCEENG Departamento de Ciências Exatas e Engenharia

 

Université de Sherbrooke / Canadá

“Tive a oportunidade de participar de um ateliê de simulação do Lean Board Game© no SIMPEP 2014, em Bauru, oferecido pelo Grupo Engenho. Foi uma experiência muito enriquecedora, pois o grau de realismo é surpreendente. Os jogadores devem tomar decisões e agir como se estivessem em uma empresa real, aprendendo os conceitos na prática. O envolvimento dos alunos é muito grande, pois o espírito competitivo deles é utilizado para construir um jogo dinâmico e muito estimulante. Ao final, todos desejavam continuar a simulação, ficando um gostinho de “quero mais”. Durante todo o jogo, a equipe do Grupo Engenho introduzia os conceitos, métodos e ferramentas de forma progressiva, mostrando que eram, ao mesmo tempo, experientes, competentes e muito didáticos. Recomendo o trabalho desta equipe sem hesitação. A experiência foi tão positiva que pretendo trazer o Lean Board Game© para minha universidade no Canadá”.

Prof. Dr. Luis Antonio de Santa-Eulalia
Professeur adjoint Faculté d’administration | Université de Sherbrooke

 


Entre em contato

© 2015 - 2024 - Lean Simulation - Todos os direitos reservados ®